Apr 29, 2013

no recolhimento da encarnação



com a liga dos amigos do jardim botánico. 
(a botánica leva a todo o lado! )




5 comments:

  1. ...e tu levas-me a outros tantos.
    "(...)Quase desde a fundação do Convento, existe no Convento uma irmandade de senhoras das melhores famílias lisboetas, as Escravas, que ainda hoje subsiste. Essas damas todos os anos realizam uma cerimónia anual e é um gosto vê-las chegar ao largo da Encarnação, vestidas de Chanel, em preto, cinza e branco, com colares de pérolas genuínas, muito bem penteadas, numa elegância contida, já rara nos dias de hoje. Toda a população do bairro, que é uma mistura da velha Lisboa popular, com paquistaneses, brasileiros, chineses, ciganos e romenos, fica boquiaberta a olhar para aquelas senhoras muito distinguées, em cortejo à entrada da Igreja. É outra vez o contraste entre o luxo e a sordidez. Durante a cerimónia, as senhoras usam a capa da Ordem de Aviz e levam as condecorações do pai ou marido, mantendo as patentes do progenitor ou esposo(...)" no blog http://velhariasdoluis.blogspot.pt/2010/10/portal-do-convento-da-encarnacao-em.html

    Quem são e que farão, para além desta cerimónia, estas actuais escravas de S. Bento de Aviz? Carambas! Estou curiosa.

    ReplyDelete
  2. Pois. Esta Igreja está aberta duas horas por mês, na primeira sexta do mês. Fui la hoje, porque nem para a visita, elas abriram. Sentei-me no fundo, ainda só estava uma senhora. Desenhei. Começaram a chegar as tais, bastante bem descritas no teu comentario. Beijinhos, conversetas, voltaram a sair. Depois dum pouco apareceu uma em cima de mim, disparada : "isto é uma capela privada, é proíbido tirar fotografias". Eu com o caderno e o lápis. Máquina, zero. Ela deve ter sentido o ridiculo das palavras: "o que está a fazer?" Um desenho. "Está bem". E foi embora. Depois voltaram todas para a missa.

    ReplyDelete
  3. Mais me abriste o apetite. Vou lá no mês que vem!

    ReplyDelete
  4. apenas vieram de chanel e pérolas, não de capa branca com cruz verde, não te iludes.( algo me cheira que esta visita vai ser do mesmo género que a do fantasma dos Ingleses..)

    ReplyDelete
  5. Nada receies. As minhas capacidades investigatórias são à prova de bala e em último caso temos sempre o apoio da GNR que tão útil nos foi no caso do Fantasma dos Ingleses.

    ReplyDelete