Jul 1, 2009

afugentar pombos - infalível!

Disseram-me: pombos têem um medo atávico à cobras, qualquer vulto serpenteante chega para afugentá-los. Um resto de barro, alguma tinta preta, e à noite já estavam duas lindas cobras a dormitar no parapeito da varanda. Fui de viagem na manhã seguinte, não deu para avariguar a eficâcia do estratagema.
Voltei curiosa de saber. Não tinha contado com dilúvios.

Assim as reencontrei, as minhas serpentes. Desfeitas, diluídas, de volta à sua origem de terra vermelha.
E já que falo de reencontros: voltou-me às mãos a máquina fotográfica que tinha esquecido há mais de um ano nas portinholas de segurança dum aeroporto. Lá dentro, isto: e eu sem me lembrar donde é que isto vem.



Deve ser o filme que o entomologista Alfred Monard trouxe da sua expedição em Angola em 1932, guardado no Arquivo audiovisual da Biblioteca de La Chaux-de-Fonds.

1 comment:

  1. arqueologia etnológica em aeroportos, boa.

    ReplyDelete